"Não se preocupe em explicar emoções. Viva tudo instaneamente, e guarde o que sentiu como uma dádiva de Deus."
Paulo Coelho

domingo, 20 de junho de 2010

MIDIA E IDOSO: UMA RELAÇÃO FAVORÁVEL

Pesquisas apontam um crescente aumento na expectativa de vida do brasileiro. A população de idosos e aposentados vem aumentando nas ultimas décadas. O mercado, de olho nesse consumidor, desenvolve através da mídia uma nova concepção para o envelhecimento e aposentadoria.
A terceira idade que antes era sinônimo de invalidez e descanso agora está associado à atividade, lazer e consumo.
Novas formas de comportamento também estão sendo veiculadas pela mídia. Anteriormente pensávamos que os idosos passavam a idéia de invalidez, fraqueza e perda. Atualmente a mídia já muda radicalmente essa visão. São passadas idéias de que os idosos são saudáveis e ativos.
Essa nova imagem do idoso é reforçada pela mídia criando assim um novo segmento de consumidores importante para o mercado.
Nesse contexto, surge a política de gestão da velhice. Estudos e pesquisas sobre rejuvenescimento sustentam as indústrias de produtos estéticos, as academias de ginástica, que vendem seus produtos usando imagens associadas à juventude, vigor, beleza e um novo padrão de comportamento. O que antes era usado e praticado somente pelos jovens passa a ser adequado também pelo idoso de acordo com o mercado.
Há um grande mercado potencial de produtos específicos para a terceira idade, a industria e as mídias trabalham readequando os produtos e serviços que já existem para atender também os idosos.
A educação também está ganhando espaço para as pessoas da terceira idade. A maioria dos idosos não possuem renda adequável para concluir os estudos ou ingressar em alguma universidade. Para isso foram criados programas de incentivo, como Cursos Seniors, que permitem essa parte da população se unir aos demais.
Abrir possibilidades de acesso é fundamental, uma vez que, por meio das experiências de lazer o idoso aprenderá a gostar tanto do lazer como de si mesmo. Desta forma, faz-se necessário minimizar para o idoso as barreiras de acesso ao lazer buscando, neste trabalho, uma participação de todas as camadas da sociedade de diferentes sexos, idades e etnias.



Ubirajara de Almeida Galvão
Outubro/ 2009

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