"Não se preocupe em explicar emoções. Viva tudo instaneamente, e guarde o que sentiu como uma dádiva de Deus."
Paulo Coelho

terça-feira, 29 de junho de 2010

Cultura Urbana e modo de vida

A cultura pode ser entendida como um modo um de estar na vida. As pessoas passam a entendê-la como um processo atuante no cotidiano delas, modificando e incentivando-os a agir sobre a comunidade, reforçando alguns laços e estimulando a auto-estima.
A palavra Urbano vem do latim e significa “o que é próprio da cidade”. A partir do desenvolvimento e o crescimento da vida urbana, vários grupos surgiram e começaram a expressar e desenvolver sua arte nas ruas, bairros, e em espaços públicos. Na maioria das vezes são os jovens que são responsáveis pelo desenvolvimento desses projetos, projetando redes entre a educação e a cultura.
Dentre todas as linguagens possíveis dessa relação cultural entre educação e urbanismo, os jovens se vêem atraídos pelo linguagem cultural, educacional e estético presentes no audiovisual e música, com o objetivo compartilhar emoções e interagir a cultura de massa.
Como vimos anteriormente, a cultura passa a ser entendida como um processo que faz parte do cotidiano delas, podendo modificar e incentivar um pequeno ou grande grupo. A cultura Urbana pode então ser considerada é a cultura do povo, por grande parte da sociedade estar ligada nela direta ou indiretamente em projetos que desenvolvam a educação e a habilidade de se expressar. É importante que o ambiente escolar educativo incorpore varias dessas manifestações culturais, como também suas linguagens específicas, possibilitando recriações e inovações que estarão em um processo de constante mudança.



Ubirajara de Almeida Galvão
Junho/ 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário